menu Menu
Lançamento: Noah Stalder de Cesar Ferraz
por Isaque Criscuolo Posted in Lançamento on 3 dezembro, 2014 0 Comments
REVIEW – The Walking Dead: 5×07 – Crossed Previous REVIEW – The Walking Dead: 5×06 – Consumed Next

Lançamento do livro ‘Noah Stalder’ de Cesar Ferraz.

noah-stalder-015

Numa tarde fria de sábado encontrei Cesar para uma entrevista. Ele me recebeu em sua casa, no centro de São Paulo, e aparentava estar apreensivo com as possíveis perguntas que viriam. Ofereceu um café e, por alguns instantes, conversamos sobres quadrinhos, séries e uma sorte de coisas que nerds gostam de passar horas discutindo. Cesar Ferraz, 36 anos, é autor do mais novo romance de literatura fantástica brasileira: Noah Stalder.

Conheci Cesar quando escrevia resenhas de Arrow para o Série Maníacos, no iníco de 2013. Passamos a trocar mensagens e, entre idas e vindas de quadrinhos e séries de tv, tive meu primeito contato com seu livro. Devorei alguns capítulos e fiquei apaixonado. A narrativa ainda não estava finalizada, mas faltava pouco para que suas últimas tramas fossem concluídas.

A história de Noah Stalder, protagonista que dá nome do título, se passa num futuro distópico em que os habitantes do planeta Terra tentam sobreviver depois uma catástrofe nuclear. A cidade que abriga os últimos humanos é Leekompur, protegida por uma grande redoma antirradiação e lar dos jovens Noah, Kristen, Eric e Dylan. Nesta sociedade de sobreviventes, a ciência ganha ares de autoridade e cientistas estão no topo da escala de prestígio social. As respostas que os protagonistas dessa aventura buscam são: existe vida além daquela gigantesca redoma de vidro? Não seriam eles os únicos sobreviventes do grande Holocausto da Velha Era? São esses os questionamentos que ficam na cabeça do leitor desde o início do livro e são desenvolvidos com cuidado por Ferraz.

É nesse mundo que embarcamos nas aventuras de Noah Stalder, personagem nascido literalmente de um sonho de Cesar. O tal sonho é a cena inicial do livro e deixa o leitor, positivamente, ansioso para os próximos capítulos. Toda a narrativa foi construída a partir desta cena inicial e, depois de muita pesquisa, viagens e ideias, nasceram uma série de momentos e diálogos questionadores.

O novo mundo criado por Cesar consegue reunir num futuro pós-apocalíptico androídes, paisagens clássicas do planeta Terra e grandes reflexões. Embora tenha sido inspirado por grandes sagas como Harry Potter e Percy Jackson, Cesar consegue imprimir em sua narrativa uma originalidade que faz brilhar os olhos. O protagonista, Noah, tem muito da personalidade do autor, como ele faz questão de deixar claro.

O ponto alto do livro é a estrutura da narrativa que se desenvolve em episódios.  Cada capítulo conta um pequeno arco da história e termina com um gancho para o próximo, provocando uma leitura fluida e divertida. Outros elementos como romance, medo, surpresas e descrições também estão presentes e vão agradar tanto o público juvenil quanto os adultos/nerds amantes de literatura.

Formado em Ciências da Computação pela USP de São Carlos, Cesar é apaixonado por inteligência artificial e traz para sua história questões como os limites éticos da tecnologia e para onde caminha a humanidade. Na sociedade criada por ele ninguém come carne, todos se preocupam com a natureza e ficam assustados ao saber que seus ancestrais possuiam tantos recursos e os desperdiçavam. Paralelamente, assim como em nossos tempos modernos, a tecnologia possui um papel importantíssimo na sobrevivência dessa nova humanidade.  Ferraz coloca os personagens em um momento extremo para nos fazer refletir e chegar ao fim de uma aventura fantástica levando muito mais do que momentos de emoção.

Ao fim da entrevista, naquele sábado de frio, o alívio causado pelo desligar do gravador deu lugar a assuntos de igual importância (games, séries e pós-modernismo). A felicidade por poder lançar no mundo suas ideias, depois de meses da mais profunda catarse produtiva, era aparente no rosto de Cesar.

No próximo dia 7 de Dezembro, domingo, às 19h, acontecerá o lançamento físico dessa história comovente e nós do Imerso estaremos por lá. Se quiser comparecer, o evento acontecerá no Bar Exquisito, lá na Rua Bela Cintra, 532, bem pertinho da Paulista. Vai rolar autógrafo, brindes e, claro, você pode comprar o primeiro livro da saga Noah Stalder. Acompanhe o evento no Facebook e o site do livro. Esperamos por você! 🙂

convite-noah-stalder-cesar-ferraz

P.S. Em breve teremos uma resenha mais detalhada do livro.


Gostou deste texto? Clique aqui e saiba como apoiar o nosso trabalho.

Cesar Ferraz Isaque Criscuolo Livro Noah Stalder


Previous Next

keyboard_arrow_up