logo

REVIEW – Arrow, terceira temporada – Parte II

Referências da primeira parte da terceira temporada de Arrow.

refEste texto é um complemento da resenha dos episódios ‘Sara’, ‘Corto Maltese’, ‘The Magician’, ‘The Secret Origin of Felicity Smoak’, ‘Guilty’, ‘Draw Back Your Bow’, ‘The Brave and the Bold’ e ‘The Climb’. Você pode ler a primeira parte aqui! Abaixo você confere as referências aos quadrinhos e etc., episódio por episódio.


3×02 – Sara

 

Arqueiros – Oliver diz que não há muitos Arqueiros no mundo e, que ele saiba, são uns 10, a maioria da Liga dos Assassinos. Será que veremos estes arqueiros ao longo da série? Lembrando que já vimos 7: Shado, Oliver, Yao Fei, Nyssa, Malcolm, Cupid, Komodo.

Star City Pledge – Evento beneficente de Ray Palmer para arrecadação de recursos para a cidade.

Vítimas de Komodo – As vítimas de Komodo trabalhavam juntas num acordo para construir um oleoduto para as Indústrias Amertek, petrolífera de Starling City, em Qurac. De acordo com informações da série, é o maior campo de petróleo inexplorado do planeta. Qurac é um país do Oriente Médio que só existe no universo DC, assim como Markovia, país da missão do 2×16 – Suicide Squad. Sara trabalhou em Qurac para a Liga dos Assassinos.

Tom Weston – Thomas Weston é um dos diretores da Amertek e quem paga as outras vítimas de Komodo para executar o plano. Nos quadrinhos ele é CEO da Amertek e inimigo do herói Aço.

John Burke – Vítima e financista corporativo do Qurac.

Tim Kaufman – Ele é chefe de obras. Não foi encontrada nenhuma referência sobre ele.

Erlich Kelso – O rapaz interrogado por Laurel é referência ao Professor Erlich, de uma das histórias da Mulher Maravilha, ‘Paradise Lost’.

Tommy Merlyn – Tommy apareceu para a alegria do fandom! Dizem por aí que ele foi contratado para aparecer em pelo menos um episódio por temporada. yeah! 🙂

Guerreira Amazona – Felicity faz uma homenagem a Sara comparando-a a uma guerreira amazona. É referência à Mulher Maravilha. 😉

Esquina da 3 com Lemire – Como vocês já sabem, as ruas de Starling City possuem nomes de roteiristas e desenhistas de quadrinhos. Neste episódio foi a vez de Jeff Lemire, escritor das atuais sagas do Arqueiro Verde nos quadrinhos e criador de Komodo. A Avenida Lemire foi também citada no episódio Identity, lá da segunda temporada.

“Uma morte na família” – Felicity fala para Ray Palmer que precisa de um dia de folga porque teve uma morte na família. A frase é referência à uma das histórias clássicas do Batman, datada de 1988.

Komodo – Komodo é Simon Lacroix, CEO da Stellmoor International, anterior dona da Queen Consolidated. Isabel Rochev era a representante deles. Nos quadrinhos, Komodo, por sua vez, é integrante dos Outsiders, um grupo fodão de ricos corruptos, e um dos vilões mais fortes da fase atual do Green Arrow. Ele mata um monte de gente da Queen Industries para se vingar de Oliver e está relacionado com a Ilha. Os roteiristas já disseram que o personagem será muito importante para a trama.

Aqui em Arrow ele é mercenário de Saint-Sophie, Quebec, procurado por assassinato em sete países, mas não meteu tanto medo quanto deveria. Fico aqui pensando qual o potencial do personagem e o que veremos pela frente…

AmerTek Industries – É uma empresa que fabrica armas, cujo design é de John Henry Irons, o herói Aço. Nos quadrinhos, quando Irons descobre que a empresa está vendendo armas para gangues, sai da empresa e leva os projetos de design com ele, posteriormente criando uma armadura com poderes (inspirada no Superman). Aço é membro da Liga da Justiça.

Bludhaven – A cidade foi citada novamente! Komodo disse que estava bebendo por lá quando Sara foi assassinada.

Corto Maltese – Outro país fictício da DC que fica na América do Sul.


3×03 – Corto Maltese


Digital Lazarus – Palmer pergunta a Felicity se ela conseguiu trazer o “Lázaro Digital” de volta dos mortos. É uma referência ao Poço de Lázaro de Ra’s Al Ghul.

Corto Maltese – Uma ilha fictícia, que só existe no universo DC e fica na américa do sul. Nos quadrinhos aparece em The Dark Knight Returns, de Frank Miller, e é citada no filme do Batman de 1989. Além dessas duas referências, foi citada em Smallville, na quinta temporada, numa missão da Liga da Justiça criada na série. Em Arrow, a ilha já foi citada por Diggle como um dos lugares que o Deadshot trabalhou.

Corto Maltese é, também, um personagem de uma história em quadrinhos italiana, do artista Hugo Pratt. O personagem é um marinheiro que viaja o mundo durante a Primeira Guerra Mundial.

Mark Shaw – Nos quadrinhos, o personagem é conhecido por ser uma das versões do Manhunter, integrante de uma sociedade secreta chamada Manhunters e que tem como objetivo capturar criminosos que não são pegos pela justiça. Na tradução para o português são chamados de Caçadores Cósmicos e são robôs alienígenas que vieram antes dos Lanternas Verdes. Numa das histórias, Mark Shaw é recrutado por Amanda para o Esquadrão Suicida e depois se torna um caçador de recompensa. Nos quadrinhos Shaw se aposenta e quem toma seu lugar é Kate Spencer, personagem que apareceu em Arrow na primeira e segunda temporadas. Ela era a procuradora de Starling City e foi morta no season finale da segunda por um dos soldados de Slade Wilson.

Ted Grant – Nos quadrinhos, Ted Grant é um boxeador que se torna o Pantera (Wildcat) para provar a própria inocência depois de ser acusado de matar seu treinador. O personagem é responsável por treinar o Batman, a Canário Negro e o Superman. Grant também é membro da Sociedade da Justiça da América e em sua primeira versão não possuia poderes, mas em outra passou a ter as 9 vidas de um gato. Ele parece na série ‘Batman: Brave and the Bold’ e é responsável pelo treinamento de Katana e outros membros dos Outsiders.

Tom Bronson – Um dos alunos de Grant, procurado por Laurel. O nome é referência ao filho de Grant nos quadrinhos. Por lá, o filho do herói possui os poderes do pai e também se torna um membro da Sociedade da Justiça da América.

Collin Mullin e Sean Elliot – Em um dos pôsteres que está na parede da academia de Ted, há dois nomes: Collin Mullin e Sean Elliot. Collin é cameraman de Arrow e Elliot foi cameraman de Smallville.

Mia – O codinome de Thea em Corto Maltese é Mia, uma referência a Mia Dearden, a Speedy. Vale lembrar que o nome do meio de Thea é Dearden, outra referência à personagem dos quadrinhos.

Gerry Conway – O nome do assistente de Felicity é uma referência a um escritor de quadrinhos famoso, responsável por histórias da Marvel e DC. Ele escreveu a morte de Gwen Stacy em ‘O Espetacular Homem-Aranha’ e criou vários personagens da DC como Firestorm (que aparecerá em Flash), Conde Vertigo e Power Girl. Ele também foi o criador de Felicity Smoak e Punisher.

The Streak Lives – É o blog de Iris West sobre o Flash. Felicity está lendo o blog dela e, por isso, vai para Starling City ao fim do episódio.

Milo Armitage – O comprador de Mark Shaw, o agente corrupto, é Milo Armitage. Já o vimos em Arrow antes, lá em ‘Tremors’. O personagem em Arrow é um intermediário de negociações.

Nomes da ARGUS – Os nomes de agentes da Argus que aparecem são de pessoas que trabalham na série: John Carron; David Ferreiera; Rob Sykes; Erkin Aycan; Tom Scull; Jody Lavoie; Diana Patterson; Patti Wilson.

OMAC – Um dos projetos de arma que Ray Palmer olha no fim do episódio, depois que Felicity recupera o HD, é chamado OMAC. Nos quadrinhos, a sigla OMAC significa ONE MAN ARMY CORPS, que é um ciborgue controlado pelo satélite Brother Eye. O conceito é utilizado diversas vezes em histórias da DC Comics, inclusive na saga Crise Nas Infinitas Terras. Atualmente, o Brother Eye é a trama central da série Future’s End, na qual o Arqueiro Verde está morto.

Placa do Carro de Malcolm Merlyn: BRK 925.

“O que sua família tem com ilhas?” DIGGLE; John.

“O mundo é um lugar terrível onde pessoas merecem ser punidas e não são punidas.” LANCE; Laurel.

“Fique longe de mim seu doente filho da puta!” MERLYN QUEEN; Thea.

“Você é minha família, Thea. Eu preciso de você.” QUEEN; Oliver.

“Laurel, você não é o Arqueiro e nem sua irmã.” LANCE; Quentin.


3×04 – The Magician


The Magician – O nome do episódio é dedicado a Malcolm Merlyn cujo nome é referência a Merlyn, O Mago, da lenda do Rei Arthur. Nos quadrinhos o personagem era conhecido como ‘Merlyn, o Mago’. Na série ele é Malcolm Merlyn, Al Sa-Her, O Mago.

Episódio 50 – ‘The Magician’ é o episódio 50 da série. 🙂 O/

Adam Castwidth – É o cara que Oliver mata para Amanda Waller. Ele era o treinador de Eddie Fyers,

Ken Zhi Jansen – Na busca de Sara, este é o monge budista que seria deportado para a China quando Malcolm pagou pela defesa do caso. Nos quadrinhos, Ken é um monge que vive onde Oliver e Connor Hawke, filho de Oliver, treinam arco e flecha. Inclusive, Ken acompanha Connor em algumas aventuras. Em Arrow, o monastério de Jansen é o esconderijo de Merlyn.

Flecha rastreadora – Nova flecha para a coleção de Oliver. 🙂

The Grind and Jolt Cafe – O café onde Thea se encontra com Oliver é da mesma franquia do café de Flash, CC Jitters. Inclusive, o copinho do café de Thea tem o logo do café de Central City.

Thea escolhendo a nova cor do Verdant: Verde Bonsai, nevorio outubro ou abacate? Qual cor devo escolher?

Ferris Air, voo 637. Paris para Hong Kong. – Este é o voo que Oliver impediu de ser derrubado lá na primeira temporada. Adam Castwidth, o homem que Oliver mata, é o treinador de Eddie Fyers. Como explicado na série, Eddie achou que iria derrubar o avião para desestabilizar a economia chinesa, mas na verdade era para matar Chin Na Wei. Sabemos que China sobrevive e causa problemas na segunda temporada. Os roteiristas estão costurando tudo maravilhosamente bem! Amanda quer saber porque China está em Hong Kong.

Keyhole Hexagon – O satélite que Amanda Waller está vigiando Oliver realmente existe.

Fortalecer os quadris – Nyssa fala para Laurel não esquecer de fortalecer os quadris porque é de lá que vem o poder. Esta é uma referência aos chakras. 🙂 Nos qadris está localizado o terceiro chackra, responsável pelo poder, e chamado de Manipura.

De acordo com a Wikipedia, suas qualidades positivas são: “Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação. De acordo com a Wikipedia: “O terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.”

Roy Harper – Assistente de Gerente de Thea Queen Merlyn.


3×05 – The Secret Origin Of Felicity Smoak


Secret Origin of Felicity Smoak – O título do episódio é uma referência à série Secret Origins da DC Comics. A série consiste numa coletânica de histórias sobre as origens de diversos superherois e vilões da editora. Inclusive, recentemente a DC ressuscitou a série focando nos personagens do universo dos Novos 52. https://www.comixology.com/Secret-Origins-2014/comics-series/15979

Robin Hood – No apartamento de Felicity tem um poster do filme de Robin Hood de 1938. Neal Adams, desenhista, usou como base este Robin Hood para o redesenho do uniforme do Arqueiro Verde em 1969.

Look da FelicityO visual de Felicity nos tempos de faculdade é referência ao personagem de Neil Gaiman, Morte, que apareceu na série Sandman, um dos clássicos do mundo da nona arte. De acordo com Brian Ford, um dos escritores da série, era para Felicity usar a cruz ansata e a maquiagem com o olho de Horus, mas a DC Comics só deixou utilizar um dos elementos. Legal, não é?

Cooper Seldon – O namorado de Felicity não é referência a nenhum personagem da DC Comics, mas não dá para não notar a semelhança com o nome de Sheldon Cooper, o nerd famoso de The Big Bang Theory.

Brother Eye – O Irmão Olho, vilão da semana, é um sistema de inteligência artificial com base em um satélite em órbita da Terra. O personagem era o assistente do herói O.M.A.C. numa versão antiga dos quadrinhos que não tinham muita relação com os outros quadrinhos da editora.

Em 2005, uma minisérie chamada ‘THE OMAC PROJECT’ foi criada como um prelúdio para a saga Crise Infinita. Os OMACS são humanos modificados que trabalham como agentes e são controlados pelo satélite Irmão Olho. Este satélite foi criado por Batman depois de recuperar a memória na saga Crise de Identidade. Irmão Olho se torna um vilão que controla um número gigantesco de OMACs e começa uma guerra contra os super-heróis. Os OMACS foram criados pela Xeque-Mate, organização ao estilo da ARGUS e que já foi comandada por Amanda Waller.

Recentemente, numa série semanal chamada ‘The New 52: Future’s End’ o Irmão Olho é um dos vilões centrais da trama que junta todo o universo DC e no qual o Arqueiro Verde está morto. Esta saga será importante para a continuidade dos quadrinhos da editora.

É ai que entra Ray Palmer e seu projeto com as OMACS que ele encontrou na Divisão de Ciências Aplicadas da Queen Consolidated. Será que teremos algo parecido e vilanesco em Arrow também?

Myron Forest – O colega de quarto de Felicity se chama Myron Forest. Nos quadrinhos, ele é o criador do Irmão Olho e participou do projeto OMAC.

Santa Prisca – John Diggle fala que Lyla está numa missão em Santa Prisca. Este é um país fictício do universo DC, fica no Caribe, e é o lugar onde Bane, vilão do Batman, nasceu.

Coast City – O chefe de Laurel estava em Coast City, como dito por Quentin Lance. É uma cidade do universo DC, assim como Central City.

Starro the Conqueror – Antes de ser preso pelo FBI, o namorado de Felicity, Cooper Seldon, está vestindo uma camiseta do Starro the Conqueror. Nos quadrinhos, Starro é um alienígena semelhante a uma grande estrela do mar. Ele pode assumir o corpo de uma pessoa, anexando um clone em miniatura de si mesmo na cara das pessoas. Starro lutou contra a Liga da Justiça da América durante a sua primeira aparição em Brave and the Bold #28.

“Nice apartment. Lots of space” – Os comentários de Oliver sobre o novo apartamento de Thea são referência ao que Batman e o Coringa dizem sobre o apartamento de Vicki Vale no filme do Batman de 1989.

“Definitely black” – Laurel escolhe o preto porque ela curte, ela é canário, é bapho, é escuridão mexxxmo.

Possessed – O filme que Oliver e Thea estão assistindo ao fim do episódio é Possessed, de 1931.

Smartwatch – Donna Smoak está usando um modelo 3GS e Palmer tem o protótipo do novo modelo 6. Referência à Apple. “Basicamente substitui seu computador”.

“Quanto bilionários você conhece?” SMOAK; Donna.

“Segredos machucam mais do que a verdade.” LANCE; Quentin.

Gassy Jack and other tales – Um dos pôsteres no quarto de faculdade de Felicity é referência a um CD de uma banda chamada The Evaporators.

Novillero – Outro pôster no quarto de Felicity, referência a uma outra banda de mesmo nome.

Poptown – Nome da pipoca que Oliver traz para Thea. 🙂


3×06 – Guilty


Culebras and Halcones – Os nomes das gangues que vemos neste episódio em Starling City, vítimas de Isaac, em espanhol podem ser traduzidos como “cobras” e “falcões”. A Culebra comercializa heróina e possui armas de nível militar da Bratva, sendo considerada a gangue mais sanguinária da cidade.

9th and Hasen – A academia de Ted Grant fica na Nona com a Hasen. A referência é a Irwin Hasen, criador do Pantera e quadrinista da DC Comics. Ele ainda está vivo e com 96 anos.

Ken Rabehl – O pôster de luta que está na academia de Ted mostra ele e um tal de Ken Rabehl. Ken é um artista gráfico e ilustrador de Vancouver que já trabalhou em diversas séries de tv.

Isaac Stanzler – A referência por trás do pupilo de Ted Grant é Wendley Stanzler, diretor de vários episódios de Arrow, incluindo ‘Sara’.

Arrow Box Glove / Flecha Luva de Boxe – Esta é uma das flechas mais clássicas do Arqueiro Verde nos quadrinhos. Antes do início da temporada, Stephen Amell disse que teríamos tal item neste ano.

Cupid – A apaixonada pelo Arqueiro aparece em diversas cenas como o Sansa Bar.

Son of Sam e Bundy – Quentin Lance interroga Ted Grant e cita ‘Son Of Sam’ e ‘Bundy’, dois assassinos famosos.

“Para que? E não me diga que é para DSTs porque isso seria cruzar uma linha!” SMOAK; Felicity.

“Parece que começamos um movimento”. GRANT; Ted.

“Ele está te usando. Você não é um ser humano. É só mais uma arma no arsenal dele” STANZLER; Isaac.

“Eu costumava me esconder na sombras.” GRANT; Ted.

“Brincar de juiz e juri mexe com as cabeças das pessoas. Não abandone Roy.” GRANT; Ted.

“Não se trata de cair, mas de se levantar.” GRANT; Ted.

“I’m CUPID, STUPID!” CUPID!


3×07 – Draw Back Your Bow


“Draw Back Your Bow” – O título do episódio é um trecho da música Cupid de Sam Cooke.

Palmer Industries – O logo da Indústrias Palmer é referência ao logo do herói Atom.

Cupid – Cupid é uma personagem criada por Greg Berlanti nos quadrinhos. Por lá, era “soldado voluntária” em um experimento para tirar o medo. Além de tirar o medo, o experimento aumentou sua força, reflexos e a deixou meio louca. Na história dos quadrinhos Oliver mata o marido dela enquanto os dois discutem na rua e Ollie acha que ele vai matá-la, quando na verdade era ela que estava tentando matar o marido. Por causa disso ela se apaixona e provoca uma série de confusões, incluindo a Canário. Em Arrow, ela é Carri Cutter, uma ex-policial e primeira mulher na SWAT, além de ser membro do clube de jardinagem de Starling City.

Sherwood Florist – A estufa onde Oliver e Roy encontram Cupid com um refém é referência à uma floricultura fundada pela Canário Negro. Nos quadrinhos, Oliver e Dinah moravam em cima da lojinha.

“Gaijin” – Em japonês, gaijin significa “Outsider”, “estrangeiro”. Esta é uma referência ao grupo Outsiders, da DC, no qual Oliver e Katana são membros.

Kirby Bates – O cara que ajuda Cupid a encontrar o QG do Team Arrow se chama Kibry Bates. O sobrenome do personagem é referência ao personagem dos quadrinhos Hannibal Bates. Ele é um vilão com a habilidade de mudar de forma, estilo a Mística de X-Men, e parceiro de crime de Cupid. O nome dele já apareceu na lista de Oliver no episódio ‘Vendetta”.

Sr. e Sra. Gardner – Ray Palmer compra uma mina de “liga de estrela anã” do Sr. Gardner, que é referência ao criador do personagem Atom nos quarinhos, Gardner Fox.

Liga de Estrela Anã – É este material que permite que o cinto de Ray Palmer, nos quadrinhos, o faça encolher a tamanhos microscópicos. O material será importante para a armadura do personagem.

ATOM Exosuit – A armadura que Ray mostra é bem parecido com o uniforme do Átomo nos quadrinhos.

“Even nuttier than the last woman they had on the Squad” – Lyla diz a Diggle que Cupid é tão maluca quanto a última mulher que eles tiveram no Esquadrão. É uma referência a Harley Quinn, Arlequina.

Vestido de FelicityO vestido que Palmer dá a Felicity é baseado no uniforme do herói.

The Starling City Star – O jornal de Starling City.

Abertura diferente – Notaram que a abertura do episódio foi diferente? Homenagem a Greg Berlanti, criador do personagem e produtor de Arrow.

Verdant – 1052 Industrial Avenue.

Drink do Verdant: Cupid`s Kiss.

“Você só machuca aqueles que ama.” CUPID.

Números – Felicity mora no número 6. Cupid mora no número 7. Katana e Maseo moram no número 8. Será alguma relação?


3×08 – The Brave and the Bold


The Brave and the Bold – O título do episódio é referência a uma série da DC Comics que começou como antologia, trazendo personagens históricos como Robin Hood. Depois a série passou a trazer histórias dos personagens da editora, sendo uma revista onde novos conceitos e personagens eram testados. O Esquadrão Suicida e os Jovens Titãs surgiram de lá e já foi publicada uma minisérie com o Arqueiro Verde e o Lanterna Verde.

Katsu Cheng – O homem que Oliver precisa torturar.

Arrowmobile & Arrow Cave – Cisco, o alívio cômico de Flash, pergunta se não existe um “Flechamóvel” e uma “Flecha Caverna”. Nos quadrinhos, ambos existem e são inspirados na famosa Batcaverna e o Batmóvel.

Bart Allen – Quentin Lance chama Barry de Bart Allen, uma referência a quem nos quadrinhos é o neto de Barry. Bart também tem poderes e é chamado por diversos nomes como Impulso, Kid Flash e Flash. 🙂

Capitão Bumerangue – O Capitão Bumerangue é um dos vilões do Flash da Era de Prata, além de ser membro fixo do Esquadrão Suicida. Nos quadrinhos, o personagem é Digger Harkness, um australiano habilidoso com bumerangues que se torna um mercenário. O Capitão já apareceu em diversas histórias da DC, incluindo o desenho ‘Liga da Justiça Sem Limites’ e ‘Brave and the Bold’. Inclusive, ele irá aparecer no filme do Esquadrão Suicida interpretado por Jai Courtney.

Salmon Ladder nas quartas-feiras – Felicity diz que Oliver faz a salmon ladder toda quarta-feira. 😉

Liga da Justiça – Em um dos diálogos, Cisco fala que Oliver e Barry estão numa “liga deles mesmos”, fazendo referência à Liga da Justiça.

Multiplex – Barry fala que ele não é Multiplex e não pode estar em cinco lugares ao mesmo tempo, fazendo referência ao vilão do episódio ‘The Fastest Man Alive’ em Flash.

Infantino com Adams – Esta é mais uma referência das ruas de Starling City, quando Barry e Ollie vão atrás de um dos possíveis esconderijos do Capitão Bumerangue. Carmine Infantino foi uma das criadoras de Barry Allen e Neil Adams é o artista responsável por renovar o uniforme do Arqueiro Verde nos anos 70, além da série que juntou o Arqueiro e o Lanterna Verde. 🙂

Prisão em Lian Yu – Oliver prende o Capitão Bumerangue em Lian Yu com Slade Wilson. Uma curiosidade é que Manu Bennet e Nick Tarabay, atores que interpretam os personagens em Arrow, trabalharam juntos em Spartacus.


3×09 – The Climb


Sarab – O nome “novo” de Maseo é Sarab, que significa ‘O Fantasma’.

Omega – O supervírus que China White está atrás é referência à última letra do alfabeto grego.

Borrão Amarelo – Felicity vê na tela de seu computador a notícia de que um borrão amarelho atacou o Star Labs. A notícia é uma referência ao midseason finale de Flash.

Localização de Starling City – Quando Felicity procura pelo avião que Malcolm Merlyn usou para voltar de Corto Maltese com Thea, às escondidas, aparece um mapa que indica que Starling City fica na área correspondente a Chicago. Só não faz muito sentido com os acontecimentos na série que indicaram que a cidade estava perto do mar. Entretanto, é possível acessar o mar, com certa dificuldade, saindo de lá.

Há 67 anos… – Ra’s Al Ghul fala a Oliver que há 67 anos alguém não o desafia. Esta é a prova de que o Poço de Lázaro existe na série. 🙂

Armamento em miniatura – Ficamos sabendo que Ray planeja “diminuir” armamentos e itens tecnológicos para seu armamento, chegando ainda mais perto da origem de seu personagem nos quadrinhos. Eu quero ver o Átomo como ele realmente é!

Duelo sem camisa – A luta entre Ra’s Al Ghul e Oliver, ambos sem camisa, é uma referência a uma luta clássica do Batman e Ra’s no deserto. A cena em Arrow também seria gravada no deserto, mas na época das gravações, em outubro do ano passado, foi difícil encontrar um lugar sem neve no Canadá ( onde a série é gravada).


Gostou deste texto? Clique aqui e saiba como apoiar o nosso trabalho.



| Arrow