menu Menu
Uma imersão audiovisual na Gratidão
por Gabriela Pagliuca Posted in Ensaio on 12 março, 2016 0 Comments
RuPaul's Drag Race – 8X02: Bitch Perfect Previous RuPaul’s Drag Race – 8X01: Keeping It 100! (Season Premiere) Next

Um punhadinho de vídeos sobre gratidão para melhorar o seu dia

imagem_gratidao

Você já parou para pensar o quanto nossa vida é cheia de altos e baixos e como isso pode ser bom para nosso desenvolvimento?

A questão é: quando algo acontece de bom, quando a vida está boa, tudo bem. No entanto, quando acontece uma reviravolta que nos tira de nossa zona de conforto, fazemos o maior drama e muitas vezes não sabemos como lidar.

Dizem, por outro lado, que o equilíbrio é o estado mais saudável a nós, humanos. Ou seja, nem muito animado, rindo à toa, sempre alegre e saltitante, nem muito triste, desanimado e deprimido. O meio termo.

Fácil dizer, mas como alcançar esse equilíbrio?

A forma como eu aprendi a me manter em alerta sobre meus sentimentos e expandir minha consciência para manter minha vibração positiva mesmo diante das situações tristes e preocupantes foi a gratidão.

Sentir gratidão não é simplesmente agradecer até pelas coisas ruins, mas agradecer o que foi bom nas situações ruins, quais as lições aprendidas. É uma prática diária e nem sempre é fácil começar. Na verdade, quando passamos a ser mais conscientes, percebemos que algumas coisas que pensamos ser gratos, é na verdade era uma gratidão superficial, da boca para fora.

Quando entendemos o que é a gratidão pela experiência, com o coração; e não intelectualmente, usando nosso ego, podemos desfrutar verdadeiramente este estado tão sutil e leve, contrapondo os problemas diários e nos levando ao equilíbrio.

Eu gosto tanto desse tema e sabendo que a gratidão pode realmente mudar a vida das pessoas, o Imerso me chamou para escrever este post indicando alguns vídeos do YouTube sobre o tema. Confira abaixo:

Flávia Melissa e o desenvolvimento pessoal

Flávia é psicóloga e trabalha com desenvolvimento pessoal. Ela faz vídeos para o internet há bastante tempo e, dentre as que falam de espiritualidade na vida cotidiana é uma das mais didáticas, assertivas e carismática. Hoje ela está com o projeto 300 Dias de Gratidão que começou há quase 300 dias e vai terminar no próximo dia 20 de março, oficialmente. Esse é um desafio proposto de pelo menos uma vez por dia agradecer por algo realmente significativo. Você conseguiria?

No vídeo abaixo, ela compartilha como sentir a gratidão é importante, como importante celebrar as conquistas:

Gisela Vallin e co-criação

Assim como a energia da gratidão pode fazer contraponto com as coisas ruins da vida e manter nossa vida mais equilibrada no dia a dia, esse mesmo “lugar-sentimento” dentro de nós, podemos usar para manifestar coisas nas nossas vidas. Como? Veja no vídeo da Gisela sobre co-criação consciente e saiba, aos três minutos, qual o papel da gratidão nesse processo:

Luz da Serra e as fórmulas para o autoconhecimento

Bruno J. Gimenes, apresentador desse vídeo, é espiritualista, palestrante e faz um trabalho de divulgação sobre espiritualidade e formas de mergulhar no processo de autoconhecimento. Nesse vídeo, ele explica didaticamente o que ele aprendeu durante sua vida de atendimento, estudo e vivência. Para quem gosta de fórmulas mais práticas e menos papo de boteco, o canal Luz da Serra é um prato cheio de conhecimento.

Gratidão e a neurociência

A gratidão é tão importante que a neurociência já estuda. De acordo com o vídeo abaixo, quando sentimos gratidão, acionamos um mecanismo cerebral muito importante para conquistar nossos sonhos, pois ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Mais simples de entender, impossível, se liga:

Ralph Smart e as águas infinitas

Os vídeos dele não têm legenda, mas para quem entende inglês é uma ótima escolha. Ralph Smart também é psicólogo e faz vídeos na internet há bastante tempo. Depois que teve um ataque de nervos e foi parar no hospital, ele decidiu que iria viver uma vida mais leve, sem se preocupar, fazendo o que ama, perto da natureza. E é sobre isso que ele fala no vídeo que eu escolhi para esse post:

Bônus no Netflix

O Segredo e a pedra da gratidão

O Segredo é um filme polêmico. As críticas negativas dizem que isso é bobagem, que não existe e que essa história só serve para “vender”, já que a produção é bem comercial. Se você for assistir ao filme com esse pensamento, é isso que vai encontrar. No entanto, se você tiver com cabeça e coração abertos pode tirar muito proveito de todas as dicas. Se você quiser assistir, clique aqui.

A Flavia e a Gisela, citadas acima, se referem muito a esse filme em seus canais.

A “pedra da gratidão” é uma ferramenta que um dos entrevistados usou para ajudar um amigo que precisava de esperança. Emocionante, não?!

E você? Quais são suas experiências com a gratidão?

Agora só resta agradecer.

Gratidão!


Gabriela Pagliuca é escritora e terapeuta holística. Busca colaborar com os processos de autoconhecimento de quem está buscando uma vida com equilíbrio e qualidade. Compartilhando seus processos em seu blog Gabitopia, em atendimento particular ou em grupo, Gabriela vai se desenvolvimento e buscando ultrapassar seus próprios limites para se tornar a melhor versão de si mesma.


gostoudotexto

Gabriela Pagliuca Gratidão


Previous Next

keyboard_arrow_up